MAR4TERRA
MAR4TERRA Avança Com Financiamento do PO Açores 2020
MAR4TERRA, o projeto de investigação da SustainUtility Atlantic Biotec, avança na Ilha da Terceira com financiamento do PO Açores 2020
Foi anunciado, na semana passada, que o projeto MAR4TERRA – Macroalgas e resíduos agro-alimentares para bio-condicionantes das pastagens da SustainUtility Atlantic Biotec viu aprovada a candidatura de financiamento às atividades de R&D da empresa, no âmbito do Programa Operacional Açores 2020.
Este projeto é liderado pela SustainUtility Atlantic Biotec e integra também como parceiros a SeaExpert, a Universidade dos Açores e o Terinov. O Consórcio vai desenvolver uma bio refinaria piloto de macroalgas na Ilha Terceira. A concepção e operação de um reator de Investigação, Desenvolvimento e Demonstração (ID&D), capaz de transformar biomassa de macroalgas e aproveitar outros resíduos alimentares, vai permitir demonstrar a viabilidade técnico-económica da utilização de diferentes macroalgas atlânticas em bio condicionadores (bioestimulantes / biofertilizantes) nos solos dos Açores.
O investimento, num valor aproximado de €300,000, vai ser realizado nos próximos dois anos. Ricardo Lacerda, fundador e managing partner da SustainUtility Atlantic Biotec, realça que a curto prazo “é possivel iniciar a produção comercial de bio condicionadores, com vantagens claras para a redução da dependência de importações de fertilizantes para os Açores”.
Este projeto traz vários contributos positivos para a Sustentabilidade no arquipélago, aproveitando as condições únicas dos Açores e permite à SustainUtility pensar numa rápida expansão de mercado dentro da Região Autónoma dos Açores e para outras ilhas Atlânticas.